EnglishEspañolPortuguês

Centenas de peixes estão morrendo em rio de Itagibá (BA)

17 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma mortandade de peixes vem se verificando em um trecho do Rio da Onça, no município de Itagibá (BA), próximo à sua desembocadura no Rio das Contas. O fato foi denunciado por um morador na tarde do último dia 15.

São centenas de peixes de várias espécies, principalmente piaus, piabas, piranhas, trairas e berés, além de alguns crustáceos (camarões e pequenos caranguejos) que estão agonizando, enquanto outros já morreram e apresentam estado de decomposição.

 


Centenas de peixes apareceram mortos. (Foto: Notícias de Ipiaú)


A situação foi comunicada a um biólogo que trabalha em uma empresa prestadora de serviços da Mirabela, cuja mina de níquel se localiza a poucos quilômetros de distância do local da mortandade dos peixes, onde também foi estabelecido um dos pontos de monitoramento de águas que a equipe de biologia da Mirabela realiza na região. Há muitos anos não se verifica, nesta região, situações semelhantes ao que vem ocorrendo no Rio da Onça.

A água, no mencionado trecho deste afluente do Rio das Contas, tem apresentando uma coloração mais escura do que aparenta normalmente. Isso, segundo um ambientalista, pode decorrer de diversos fatores, inclusive a presença de partículas sólidas, a exemplo de barro ou outros elementos. A decomposição da vegetação que foi submersa por uma recente cheia também pode contribuir para o problema.

Não podemos afirmar cientificamente tais hipóteses como também não podemos descartar um processo de contaminação mais violento, por agrotóxicos ou elementos químicos mais pesados.

Fonte: Notícias de Ipiaú

Você viu?

Ir para o topo