EnglishEspañolPortuguês

Leitor entrega jabutis ao Ibama após ler matéria em um jornal pernambucano

13 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Na tarde de ontem (11) Josias Gomes Boncinha de 67 anos, entregou os seis jabutis que mantinha em sua residência ao Ibama em Recife (PE). Após ler matéria do dia 27/02 em jornal local, Boncinha, que cuidava dos animais havia mais de vinte anos, resolveu entregá-los ao instituto. “Apesar de ser apegado e tê-los como filhos, fiquei sensibilizado com a matéria, percebi que não podia ficar mais com eles”, comentou.

A matéria divulgada tratava da primeira soltura de jabutis em massa realizada pelo Ibama em Pernambuco, ocorrida há duas semanas em Taquaritinga do Norte. O objetivo da soltura era devolver à natureza 45 jabutis que passaram muito tempo em cativeiro e que estavam no Zoológico do Recife e num mantenedor privado.

A publicação sensibilizou Boncinha. “Tem que haver uma conscientização do povo, para que não criem esses animais. Comigo eles estavam bem, mas agora sei que não é a coisa certa”, acrescenta.

A atitude de Josias é a recomendada pelo Ibama. “A postura de trazer os animais até a sede é a adequada”, comenta Edson Andrade Analista Ambiental responsável pelo projeto de soltura de jabutis. Ele explica que a libertação desses bichos deve ser feita pelo Ibama, e não pelos donos, pois os animais têm que passar por triagem antes de serem devolvidos à Caatinga. “É por causa de solturas erradas que hoje podemos encontrar essa espécie na Mata Atlântica , que não é o seu hábitat natural”, finaliza Andrade.


Fonte: Amarnatureza

Você viu?

Ir para o topo