Leitor entrega jabutis ao Ibama após ler matéria em um jornal pernambucano

Na tarde de ontem (11) Josias Gomes Boncinha de 67 anos, entregou os seis jabutis que mantinha em sua residência ao Ibama em Recife (PE). Após ler matéria do dia 27/02 em jornal local, Boncinha, que cuidava dos animais havia mais de vinte anos, resolveu entregá-los ao instituto. “Apesar de ser apegado e tê-los como filhos, fiquei sensibilizado com a matéria, percebi que não podia ficar mais com eles”, comentou.

A matéria divulgada tratava da primeira soltura de jabutis em massa realizada pelo Ibama em Pernambuco, ocorrida há duas semanas em Taquaritinga do Norte. O objetivo da soltura era devolver à natureza 45 jabutis que passaram muito tempo em cativeiro e que estavam no Zoológico do Recife e num mantenedor privado.

A publicação sensibilizou Boncinha. “Tem que haver uma conscientização do povo, para que não criem esses animais. Comigo eles estavam bem, mas agora sei que não é a coisa certa”, acrescenta.

A atitude de Josias é a recomendada pelo Ibama. “A postura de trazer os animais até a sede é a adequada”, comenta Edson Andrade Analista Ambiental responsável pelo projeto de soltura de jabutis. Ele explica que a libertação desses bichos deve ser feita pelo Ibama, e não pelos donos, pois os animais têm que passar por triagem antes de serem devolvidos à Caatinga. “É por causa de solturas erradas que hoje podemos encontrar essa espécie na Mata Atlântica , que não é o seu hábitat natural”, finaliza Andrade.


Fonte: Amarnatureza

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com