EnglishEspañolPortuguês

Paleontólogos americanos encontram nova espécie de dinossauro herbívoro

24 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Paleontólogos americanos descobriram, em escavações no estado de Utah, nos EUA, uma nova espécie de dinossauro, denominada Abydosaurus mcintoshi. A descrição da espécie a partir dos fósseis de 105 milhões de anos será publicada no periódico Naturwissenschaften. Parte dos fósseis está em exibição temporária no Museu de Paleontologia da universidade, em Provo, no Utah.

O paleontólogo Brooks Britt mostra fóssil do abydossaurus
O paleontólogo Brooks Britt mostra fóssil do Abydossaurus (Foto: Universidade Brigham Young/Divulgação)

O animal era um saurópode e pertencia ao grupo de dinossauros quadrúpedes e gigantescos, com pescoço alongado e que se alimentava de plantas, do qual fez parte o mais conhecido braquiossauro. Até o momento, em apenas oito das mais de 120 variedades conhecidas de saurópodes foi possível recuperar crânios completos fossilizados. Agora, os cientistas encontraram quatro, dos quais dois notadamente intactos.

Segundo Brooks Britt, da Universidade Brigham Young, um dos autores do estudo, as cabeças dos saurópodes eram mais leves do que as dos mamíferos, e estavam posicionadas no fim de pescoços muito longos. Os fósseis encontrados pertenceram a quatro espécimes jovens.

Os crânios encontrados agora dão pistas de como os maiores animais que já viveram sobre a terra se alimentavam. Os saurópodes eram herbívoros e trocavam de dentes durante toda a vida.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo