Solucionado o mistério da origem do voo dos pássaros

           

Liderados pelo professor David Alexander, cientistas das Universidades do Kansas e Nordeste da China estudaram a morfologia funcional dos pássaros primitivos – descendentes dos dinossauros.


Eles criaram modelos baseados em fósseis e impressões preservadas de espécimes em museus da China. Os testes foram feitos com a réplica de um raptor de quatro asas, planador. Chamado de microraptor, o animal planava com muita destreza.


Modelo baseado em fósseis criado pelos cientistas. (Foto: Reprodução INFO On line)


O objetivo do experimento, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, era esclarecer: afinal, os pássaros surgiram de dinossauros terrestres ou daqueles que viviam no topo de árvores?


A maior evidência de que se tratava de animais arbóreos foi a presença de longas penas achadas nos pés dos fósseis. Elas seriam uma ferramenta auxiliar nos voos, mas impediriam a permanência no solo durante muito tempo – sugerindo que ele só poderia viver em árvores.


A equipe explica que seu modelo, baseado em evidências físicas, funciona perfeitamente para um animal adaptado ao ambiente arbóreo. E mais: afirma que, se alguém quiser provar que o microraptor era capaz de andar, deve construir um modelo que seja capaz de caminhar portando as longas penas nas patas.


Fonte: INFO Online


Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com