Balanço registra 1335 aves apreendidas no Oeste Paulista em 5 anos

           

O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) é campeão nessa triste lista de apreensões realizadas pelo Ibama de Presidente Epitácio (SP), localizado no Pontal do Paranapanema, na divisa entre os Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná. Entre 2005 e 2009, período de balanço do órgão federal, 395 aves desta espécie foram capturadas e saíram de cena.

Na sequência ao papagaio-verdadeiro vieram o canário-da-terra (Sicalis flaveola), com 329 indivíduos; o curió (Sporophila angolensis), com 127; pássaro-preto (Gnorimopsar chopi) – 108; coleiro-papa-capim (Sporophila cearulescens) – 106; trinca-ferro (Saltator similis) – 103; sabiá-parda (Turdus leucomelas) – 46; sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) – 42; coleiro-do-brejo (Sporophila collaris) – 40; e sangrin (Coryphospingus cucullatus) – 39, perfazendo um total de 1335 exemplares apreendidos.

Segundo o Ibama, essas aves são oriundas do tráfico de animais silvestres da própria região e também trazidas ilegalmente do Estado de Mato Grosso do Sul. Geralmente são comercializadas no Sudeste e Sul do país. Os traficantes entram pelo interior do Estado de São Paulo, que normalmente é a rota de acesso para as capitais.

Fonte: EPTV

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo