Entidade protetora com dificuldades sofre descaso do poder público e ataques da população

           

A presidente da entidade, Shy Kassé, se queixa de que a situação da UIPA seria facilmente resolvida, caso contasse com um apoio maior da administração municipal. “O que eu preciso é de um local novo, até porque a localização da UIPA é irregular lá, realmente é uma entidade que não pode ficar na área urbana, mas não tenho como mudar isso, preciso de ajuda”, destacou.

Foto: Reprodução/A Gazeta Itapirense
Foto: Reprodução/A Gazeta Itapirense

A presidente destacou os impedimentos causados pela má localização da instituição, mesmo com todos os documentos regularizadores da UIPA perante os órgãos responsáveis e fiscalizadores – como CNPJ e registro como organização não governamental. O problema impede a concessão de maiores benefícios: “Por estar em local irregular, não consigo pleitear outras verbas estaduais ou federais, nem fechar parcerias com empresas privadas”, salientou.

Segundo a presidente da UIPA,  diversos pedidos de doação de terreno já foram feitos à Prefeitura, tendo enviado, inclusive, ofícios em que explicava a situação da entidade ao Ministério Público. “Mas a Prefeitura me respondeu, indeferindo o pedido e argumentando que não existe terreno disponível na municipalidade”.

A sede da entidade tem sido constantemente vítima de vandalismo e protestos por parte de moradores da região. “Só na semana passada fomos apedrejados duas vezes, jogaram paus e pedras, inclusive uma cadela foi atingida no olho e precisou passar por cirurgia”, contou. Além deste, outro problema enfrentado pela entidade são os constantes envenenamentos de gatos e cachorros. Mas Shy disse entender os motivos da população, uma vez que “o povo não quer a UIPA lá”.

“Chegaram ao cúmulo de soltar os cães que ficam contidos em canis individuais, são cães ferozes. Soltaram-nos para que brigassem entre si e encheu de gente em cima do muro para assistir a briga”, disse, visivelmente revoltada. “Não tiro a razão dos protestos dos moradores, de forma alguma. O local realmente não tem esgoto decente. Não posso nem mesmo atender a uma pessoa que chegue com um animal doente, tenho que correr pra alguma clínica e isso gera ainda mais custos”, explicou a presidente, revelando já ter perdido a conta de quantos cães a entidade abriga atualmente. “Em breve terminaremos o processo de vermifugação dos animais e aí poderemos, a partir das embalagens, mensurar a quantidade”.

Shy aproveitou a oportunidade para fazer um apelo: “Quero sair de lá e, como não estou conseguindo com o poder público, faço um apelo a quem possa doar um terreno para a UIPA. Também quero pedir sinceras desculpas aos moradores pelos transtornos causados”. A presidente estima que um terreno com 10 mil metros quadrados seria ideal para abrigar a UIPA. “Daria pra concentrar todos os animais, cães, gatos, cavalos, tudo certinho e separado”, finalizou.

Com Informações da Gazeta Itapirense

Nota da Redação: A Organização presta um serviço comunitário, faz um papel social de responsabilidade do município, protege a população de possíveis problemas causados por animais abandonados, cuida de seres que também são de responsabilidade municipal – e de todos os cidadãos – e ainda é apedrejada e chega a um lastimável pedido de “desculpas a todos os problemas causados aos moradores”? É inacreditável! Ao invés da ignorante atitude de apedrejar o local, ferindo animais, ou estimular cães à violência, os moradores deveriam unir-se à causa e ao problema da instituição para ajudar a representante a resolvê-los. Atacada a presidente da UIPA, a prefeitura exime-se ainda mais da questão, que deveria não só ser resolvida como estimulada ao bom funcionamento e ao crescimento, já que cumpre o belo e sensível papel de cuidar de vidas inocentes, vítimas do descaso social.

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com