EnglishEspañolPortuguês

Investigação revela falácia que é o chamado ‘abate humanitário’

13 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini     (da Redação)

Que a expressão ‘abate humanitário’ é um oximoro, isso qualquer vegano já sabe. Mas, como muitas organizações que supostamente defendem animais apoiam esse golpe de marketing da indústria de exploração de animais, é importante esclarecer o público que se deixa levar por essa mentira.

A ONG inglesa AnimalAid filmou com uma câmera escondida, entre 19 de outubro e 3 novembro de 2009, o que acontecia na Tom Lang Ltd, em Ashburton, Devon. O matadouro é certificado pela Soil Association, o selo orgânico mais respeitado na Grã-Bretanha. E, durante esse tempo, o que o investigador registrou foram animais sendo chutados, lançados a distância e apanhando. Alguns deles não foram atordoados como manda a cartilha do chamado ‘abate humanitário’, tendo sido até mesmo decapitados ainda vivos.

A ONG informa, em um press-release, que três funcionários foram suspensos e os órgãos oficiais já se manifestaram para apontar o dedo a essa empresa pega ‘em flagrante’. O jornal de maior circulação da Inglaterra cobriu o assunto com uma matéria de destaque. Mas, apesar disso, milhões de animais continuarão a ser enviados para esse destino de horror, tudo isso para encher os bolsos de alguns e o paladar corrompido de muitos.

A reação correta para essa tipo de investigação não é pedir que se instalem métodos de monitoramento de matadouros. Isso não vai resolver nada porque o problema é filosófico e não apenas logístico. Enquanto os animais são tratados como propriedade alheia, é impossível esperar que eles sejam respeitados, principalmente por pessoas embrutecidas por ofício tão esdrúxulo.

O saldo positivo dessa investigação é que ela ajuda a destruir o mito do abate humanitário. Se você acha essa situação revoltante, faça a sua parte para pôr um fim a essa situação e torne-se vegano. Ao ajudar a diminuir a demanda por produtos animais, você contribui para que um dia vivamos em mundo sem matadouros.

Vídeo feito em matadouro de certificação orgânica na Inglaterra:

Undercover video from Tom Lang Ltd Abattoir from Animal Aid on Vimeo.

Você viu?

Ir para o topo