EnglishEspañolPortuguês

Campanha deve vacinar 190 mil cães e gatos em Manaus

18 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 190 mil animais domésticos, entre cães e gatos, devem ser vacinados a partir do próximo dia 28 de dezembro, na 30ª e última campanha de vacinação antirrábica do ano, em Manaus (AM), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Fonte: Portal Amazônia
Fonte: Portal Amazônia

De acordo com o centro, a campanha se estenderá por 30 dias úteis e será encerrada no dia 9 de fevereiro de 2010.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a última campanha, ocorrida em agosto deste ano, vacinou mais de 24,7 mil animais e se restringiu somente aos bairros da zona sul de Manaus.

Deodato informou que a Semsa contratou 250 agentes para atuar no processo de vacinação. Segundo ele, os agentes foram selecionados por meio de processo seletivo realizado no último mês, pela secretaria.

A diretora do CCZ, Simone Fernandes Lima, explicou que os vacinadores foram  capacitados para atuar na campanha e percorrerão os bairros da cidade no período de 7h30 às 13h30. Nos próximos dias, a Semsa irá divulgar a programação completa da campanha.

“Para alcançar os 190 mil animais, teremos que contar com o apoio da população. Até o final da próxima semana, estaremos finalizando a programação completa da campanha. Qualquer animal com mais de quatro meses de idade pode ser vacinado”, afirmou.

Raiva

O secretário Francisco Deodato ressalta que, apesar de Manaus não ter registro de raiva humana desde 1985 e de raiva animal desde 1987, é fundamental que as pessoas continuem vacinando seus animais. A vacina, segundo ele, é a única forma de prevenção da doença.

“Todos somos responsáveis pelo controle dessa doença. Outra forma de a sociedade ajudar é praticando a guarda responsável dos animais, não deixando que fiquem soltos nas ruas, nem os abandonando”, orienta.

Fonte: Portal Amazônia

Você viu?

Ir para o topo