EnglishEspañolPortuguês

Cães de rua estão sendo envenenados em Quilpué, no Chile

3 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Cerca de 18 cães de rua foram levados às clínicas veterinárias de Quilpué, no Chile, no último domingo (29), com sintomas de envenenamento.

Imagem: PrensAnimalista
Imagem: PrensAnimalista

Segundo a associação em defesa dos animais Empata Animal, o ato foi uma covardia. Os cães mortos viviam há anos no centro da cidade, e estavam castrados. “Isto foi a crônica de uma morte anunciada. Há mais de duas semanas, funcionários municipais deram alerta vermelho a toda a cidade de Quilpué. Pessoas viram caminhonetes cheias de animais, a altas horas da noite. O que está acontecendo? Quem é o responsável por este atentado covarde?”, disse a porta-voz da associação, Claudia Sanhueza.

A associação Empatia Animal registrou uma denúncia na delegacia, e foi chamada a participar de uma audiência no Ministério Público da cidade.

O prefeito  Mauricio Viñambres de Quilpué manifestou inquietação profunda sobre o caso, anunciando ações concretas, tanto para parar estes crimes, como para localizar e prender os responsáveis. E chamou de assassinos os que cometem  crimes como esses. “O cães são animais que foram abandonados, eles não têm culpa de uma situação que os humanos causaram”, afirmou com consciência o prefeito

“Em nossa cidade não vamos tolerar tais crimes e aqueles que estão cometendo sofrerão os rigores da Lei”, disse Viñambres, que ordenou a imediata investigação para esclarecer os fatos.

Muito abalado pelos assassinatos em série, o prefeito lançou um apelo às pessoas para trabalhar com dados objetivos para ajudar a descobrir os autores.

Viñambres acrescentou que o município está fazendo o possível com as investigações, mas disse que também precisa da ajuda da comunidade para dar uma solução para este problema.

“É importante que cheguem informações sobre este assunto, porque temos apoio jurídico e força para levar essas alegações em processo judicial contra os responsáveis por estes crimes horríveis”, disse ele.

O prefeito reafirmou seu compromisso com a causa animal, afirmando que continuará a apoiar organizações de bem-estar animal, como o Animal Collective Empatia. “Esses atos criminosos serão punidos duramente e não aceitaremos  qualquer massacre na comunidade, tanto em áreas de cães abandonados, como em áreas de outros animais”, finalizou categórico.

Nota da Redação: Parabenizamos a atitude sensível, corajosa, consciente do prefeito Viñambres, um exemplo de político e ser humano.

Você viu?

Ir para o topo