EnglishEspañolPortuguês

USP recebe o 3º Seminário de Direitos dos Animais

30 de novembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Nos dias 1º e 2 de dezembro, a USP (Universidade de São Paulo) vai receber profissionais de diversas áreas para falar sobre os direitos dos animais. Trata-se do 3º Seminário de Direitos dos Animais, que será realizado pelo Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP.

Quem abre o seminário é o mestre em ecologia Giordano Ciocheti, que falará sobre a “Ecologia de estradas no Brasil”. “Aves silvestres e cativeiro” será abordado pela diretora financeira da Associação Bichos da Mata, Soraya Lysenko. Problemas de animais silvestres em cativeiro doméstico irregular e programa de reintrodução do Ibama/SP é tema da palestra de Vincent Kurt Lo, analista ambiental do Ibama/SP (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis).

Já o advogado Carlos Bedin Cipro falará dos aspectos históricos, sociológicos e jurídicos dos direitos dos animais. Também advogado, Cristiano Pacheco fará uma apresentação com o tema “Ação judicial em defesa dos tubarões: uma luta pela vida e contra a crueldade”.

Haverá também a exibição do documentário Sharkwater, de Rob Stewart, que fala sobre as causas, complexidades e consequências do comércio de barbatanas (nadadeiras) de tubarão no planeta. Após o filme, o seminário segue com a apresentação da jornalista Silvana Andrade, diretora da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), que abordará “A grande imprensa e os animais”. O jornalista Dagomir Marquezi encerra o primeiro dia do evento com “Um dia enjaulado no Zoo de Bauru”.

O segundo dia de apresentações tem início com o historiador Frederico Santos Soares de Freitas, com a palestra sobre o “Racionalismo e controle na relação entre os humanos e os outros animais no pós-guerra”. “O tanku, o pet e o ciborgue: uma perspectiva antropológica da relação humano-animal e dos direitos animais” é o tema da apresentação de Guilherme Antunes, mestre em Antropologia Social pela UFSCar (Universidade de São Carlos).

A relação dos animais com a educação será abordada pelo professor Leon Denis Moreira. Quem falará sobre a importância das ações estudantis é Róber Bachinski, graduando em Ciências Biológicas pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

A relação dos animais com a educação será abordada pelo professor Leon Denis Moreira. (Imagem: Fotolia / Goldenlight)
A relação dos animais com a educação será abordada pelo professor Leon Denis Moreira. (Imagem: Fotolia / Goldenlight)

“Repensando as fronteiras entre o humano e o não-humano através da antropologia” fica a cargo da mestranda em Antropologia Social pela Unicamp (Universidade de Campinas), Mayra Vergotti Ferrigno.

O último dia do evento conta ainda com a participação de Marcius Porto, juiz de direito do Estado de São Paulo com “A superação do paradigma antropocêntrico no direito”; “Novos caminhos para a fundamentação legal da objeção de consciência à experimentação animal”, que será apresentado por Daniel Braga Lourenço, professor de Direito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

E quem encerra o Seminário é Sônia Felipe, pós-doutora em Bioética e Ética Animal pela Universidade de Lisboa, que abordará “Direitos animais: desdobramentos das pregas morais”.

Serviço:
III Seminário de Direitos dos Animais
Local: Auditório da Casa de Cultura Japonesa
Endereço: Avenida Professor Lineu Prestes, 159 – Cidade Universitária – Butantã
Data: 1º e 2 de dezembro de 2009
Horário: das 14h às 22h
Informações e inscrições: [email protected]
Tel.: (11) 3091-2441/ 3091-3584

Fonte: Golden Light Business

Você viu?

Ir para o topo