EnglishEspañolPortuguês

Secretário de Saúde de Ubajara ordena assassinato de cães e gatos de rua

27 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Armando Leopoldo

[email protected]

Divulguem a denúncia: O conteúdo abaixo foi extraído do jornal “Diário do Nordeste”. A notícia mostra o tratamento dado aos animais no Ceará, em especial nas cidades do interior. Nestas cidades ainda não existem grupos de proteção e a relação entre animais humanos e não humanos é muito selvagem e primitiva. A oligarquia local, detentora do poder político, geralmente é insensível à causa animal. O exemplo mais claro deste atraso cultural é a prática cruel da vaquejada.

Sou natural do Rio de Janeiro, mas moro no Ceará há 3 anos e acredito que a cidade e o estado não merecem a expressão turística que recebem. Ubajara é considerada uma cidade serrana turística. Boicote!

Notícia:

Mesmo sem comprovação de que estavam doentes, cães foram sacrificados no município de Ubajara-Ce “Todos os cães e gatos encontrados soltos na rua e que forem capturados, serão sacrificados. Está no Código de Postura do Município”, disse o secretário de Saúde deste município, Grijalva Parente Costa, ao justificar a matança, de uma só vez, de pelo menos 85 cães, capturados porque estavam soltos pelas ruas da cidade.

Os animais foram assassinados na tarde da última sexta-feira. Capturados por uma equipe formada por agentes do Centro de Zoonoses de Tianguá e da Secretaria de Saúde de Ubajara, não foram examinados para saber se haveria a necessidade ou não do sacrifício.

Mesmo assim aqueles que não tiveram tempo de ser recolhidos pelo tutor e que permaneceram no alojamento sofrerem eutanásia, com injeção letal à base de cloreto de potássio. A forma como os animais eram submetidos à eutanásia, todos amontoados em um dos galpões do parque de exposição deste município, chamou a atenção dos moradores que resolveram denunciar.

Os cães, segundo os denunciantes, eram sacrificados em questão de minutos para, em seguida, serem colocados na carroceria de um carro e levados até o lixão, onde foram incinerados e enterrados.

Você viu?

Ir para o topo