EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura pede relatório à PUC- Rio para averiguar sumiço de gatos

24 de novembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+
Cartaz espalhado pela Gávea denuncia sumiço de gatos na PUC-Rio (Foto: Divulgação/Cael)
Cartaz espalhado pela Gávea denuncia sumiço de gatos na PUC-Rio (Foto: Divulgação/Cael)

A Secretaria de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro (SEPDA) solicitou nesta segunda-feira (23) que a Vice Reitoria da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) fizesse um relatório sobre as providencias que serão tomadas para descobrir o sumiço dos gatos no campus da universidade. 

O objetivo da vistoria feita pela SEPDA era saber se são verídicas as informações que chegaram a alunos e protetores dos animais, que espalharam cartazes nos pilotis dos prédios com a seguinte pergunta: “Aonde estão os gatos? No lixo?”. 

De acordo com a nota divulgada pela universidade, a PUC- Rio não tem a ver com o desaparecimentos dos animais e relatou ainda que mantém um local para os felinos se alimentarem.

Cartazes

Na última quarta-feira (18), o vice-reitor para assuntos comunitários da PUC-Rio, Augusto Sampaio, informou que iria ouvir os alunos que elaboraram os cartazes.

“Vamos ouvir esses alunos e queremos saber baseados em quê eles fizeram essa denúncia pública. Por que não procuraram primeiro a direção e fizeram a denúncia? Vinte gatos sumidos teria chamado a atenção. Muita gente gosta de gatos. Temos aqui, inclusive, uma moça que cuida desses gatos e é credenciada pela prefeitura da PUC para fazer a castração. Nós sabemos que eles causam problemas e urinam nos forros, mas não recebemos nenhuma denúncia de desaparecimento”, disse Sampaio.

Funcionário relatou sumiço

O estudante de Direito, Tomás Ribas, conta que a ideia de fazer o cartaz surgiu depois que ele e um grupo de alunos foram procurados por um funcionário que relatou o sumiço.

“Esse é um boato que corre na PUC há algum tempo. Tem muito professor que reclama que os gatos entram nos departamentos e fazem xixi no forro. E a gente sabe que quem faz está sob a orientação de alguém. Então, a ideia é dar publicidade porque quem está devendo fica assustado, vai se sentir acuado. A ideia é justamente causar constrangimento para que isso não aconteça”.

Uma das protetoras dos animais, que prefere não se identificar, acredita que desde agosto cerca de 20 gatos sumiram da PUC. Segundo ela, o campus tem atualmente uns 15 gatos. “Três gatos foram encontrados mortos na caçamba do lixo. Os outros sumiram. E a gente que cuida conhece, sabe quantos são”.

O vice-reitor conta que recentemente um gato morto foi encontrado perto do portão da Rua Marquês de São Vicente, mas o caso não levantou suspeitas. “Aparentemente ele morreu de causas naturais”. Ele conta também que um outro animal se jogou do 9º andar, mas sobreviveu. “Não dizem que os gatos têm sete vidas? Pois é, ele sobreviveu”, brinca. Segundo ele, no passado houve denúncias de sumiço.

“Há uns 10 anos andaram sumindo uns gatos. Parece que era alguém que colocava os gatos num saco e levava. Mas foi tomada providência na época”.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo