EnglishEspañolPortuguês

Índia proíbe o confinamento de elefantes em zoológicos

14 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

É isso mesmo. A Índia, lar de mais de 32 mil elefantes selvagens, não permitirá mais que esses animais sejam aprisionados em zoológicos. A medida foi tomada após anos de campanha do PETA indiano, lutando pelo tratamento digno dos elefantes em cativeiro.

campanha
Foto: Blog PETA

A organização alertou continuamente o país sobre o sofrimento mental e físico dos elefantes, que são obrigados a passar a maior parte do tempo em superfícies de concreto e com os movimentos limitados por grades e correntes. Agora, o governo anunciou que todos os elefantes que vivem atualmente em zoológicos devem ser transferidos para locais específicos próximos a reservas, parques nacionais e santuários de animais.

Desde 2005, o PETA investiga 14 dos maiores zoológicos da Índia e constata cada vez mais casos de negligência e maus-tratos. Dentre as descobertas do grupo havia elefantes famintos que eram forçados a comer restos de alimentos estragados, animais confinados e acorrentados com pouco mais que um punhado de grama disponível e também animais que sofriam pela falta de uma mísera sombra nos dias de calor intenso do país.

No zoológico municipal de Aurangabad, o PETA encontrou os elefantes confinados em uma jaula de concreto e acorrentados. Um deles tinha as duas pernas dianteiras presas por uma corrente cheia de espetos, que dolorosamente lhe impedia os movimentos.

Depois que um elefante do zoológico de Mumbai atacou o tratador, a Índia reconheceu o problema e criou a nova lei que impede o confinamento dos animais.

Ao longo dos anos, as campanhas do PETA em defesa dos animais em cativeiro têm mobilizado celebridades na Índia. Um deles é o veterano do Big Brother inglês, Shilpa Shetty. Na imagem principal temos Rahul Khanna, ator consagrado da Bollywood (Hollywood indiana), estrelando uma campanha contra o aprisionamento dos elefantes.

Com informações do PETA Blog

Você viu?

Ir para o topo