EnglishEspañolPortuguês

NASA submeterá primatas a doses de radiação para observar os efeitos que humanos teriam em Marte

4 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos (da Redação)

A NASA, a agência espacial americana, está usando os macacos como um meio para transportar seres humanos a Marte. A agência está desenvolvendo seus estudos de radiação com novos experimentos controversos em Long Island, usando macacos como objetos.

Depois de muito tempo ter explorado ratos para testes com radiação, a NASA agora está substituindo os roedores por macacos nos novos testes, alegando que os experimentos precisam ser feitos com animais “mais parecidos com os humanos”.

O estudo utilizará de 18 a 28 macacos macacos-de-cheiro (Saimiri sciureus), que serão submetidos a doses do mesmo tipo de radiação que os astronautas que viajam para Marte esperam encontrar. O mórbido objetivo de colocar os animais expostos a riscos, no lugar de humanos, é entender como o ambiente radioativo do espaço afeta os humanos durante uma viagem longa.

Imagem: New York Post
Imagem: New York Post

Grupos de ativistas pelos direitos animais estão furiosos com os testes, e com toda a razão.

“Os experimentos de radiação da NASA com esses primatas sensíveis e inteligentes marcam o início de outro capítulo infeliz na longa história que a agência tem de abuso dos nossos companheiros terráqueos, com o objetivo de explorar sua aparente interminável lista de curiosidades triviais sobre a vida fora da Terra”, disse Justin Goodman, o supervisor de pesquisa da PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).

Justin disse que dezenas de chimpanzés foram mortos em “testes de impacto” pela NASA nos anos 50, durante os testes com mísseis, capacetes e para-brisas.

“Os macacos expostos à radiação nada dirão aos cientistas sobre como os humanos responderão à radiação no espaço, mas isso diz muito sobre as atitudes insensíveis dos humanos contra os animais no nosso planeta”, acrescentou Justin.

Os cientistas estão particularmente interessados em como a radiação afeta o sistema nervoso e o comportamento dos macacos ao longo do tempo. Os macacos são treinados com uma variedade de tarefas de comportamento, então os testes mostrarão como a exposição à radiação afeta sua performance.

Os cruéis testes serão realizados no Laboratório de Radiação Espacial da NASA, no Laboratório Nacional Brookhaven, em Long Island.

Os macacos não serão mortos, mas poderão sofrer todos os tipos de danos e torturas, sendo necessários cuidados médicos prolongados no decorrer do estudo.

No passado, a NASA enviou primatas para o espaço, mas as missões eram, geralmente, voos suborbitais para avaliar riscos de lançamento e microgravidade.

A agência espacial usou dois chimpanzés para testar a nave Mercúrio.

Fonte: New York Post

Você viu?

Ir para o topo