EnglishEspañolPortuguês

Em um ano, criador de pássaros é multado duas vezes pelo Ibama

9 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um criador de pássaros silvestres foi multado pela segunda vez este ano, durante uma ação de fiscais do Escritório Regional do Ibama em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo. No cativeiro, localizado na cidade de Alegre, os fiscais encontraram um animal ameaçado de extinção. No total, 17 pássaros em situação irregular foram apreendidos.

Entre as espécies encontradas no cativeiro ilegal estão canários-da-terra, coleiros, trinca-ferros e um curió. Os pássaros serão encaminhados para o Projeto Cereias, Norte do estado.

Como esta já é a segunda vez que o criador foi multado em 2009, o valor da multa deve ser triplicado quando o auto de infração for julgado, segundo o chefe do Escritório Regional do Ibama, Guanadir Gonçalves. A primeira multa foi no mês de julho deste ano. Na ocasião, foram apreendidos dez pássaros e a multa foi no valor de R$ 5 mil. Desta vez, a multa foi de R$ 13 mil e as atividades da criação foram embargadas.

O Ibama alerta que manter espécies da fauna silvestre em cativeiro sem a devida autorização do órgão é configurado como crime ambiental grave e o responsável pela criação responde a processo criminal junto ao Ministério Público.

Fonte: Gazeta On Line

Você viu?

Ir para o topo