Catalães pressionam parlamento para votar pelo fim das touradas

Como resultado direto de uma campanha pública na Catalunha, o Parlamento local está propenso a banir as touradas durante a votação deste mês, que irá determinar mudanças na Lei Catalã de Proteção Animal. Atualmente, todos os animais – com exceção dos touros e cavalos usados nas touradas – são protegidos pela Lei Catalã de Proteção Animal.

A chamada “Plataforma Prou” é formada por cidadãos espanhóis que já se cansaram da recusa do Parlamento em reconhecer seu pedido pela proibição. A Plataforma lançou uma campanha legislativa popular em favor da proibição das touradas na Catalunha e, dentro de determinado período, coletou mais de três vezes o número necessário de assinaturas para forçar uma votação no Parlamento regional.

Uma proibição efetiva na Catalunha não só evitaria que 100 touros ao ano fossem abatidos de forma não humanitária na arena, como também abriria caminho para que o resto da Espanha abrace a cultura sem crueldade.

O movimento antitourada tem experimentado um apoio crescente no mundo todo, sendo que nos dois últimos anos houve um aumento de municipalidades da Europa e da América Latina se declarando “cidades antitouradas”.  Uma proibição na Catalunha provaria que essa tendência só cresce, e que pessoas no mundo todo estão rejeitando esse arcaico espetáculo de crueldade.

Declínio da indústria local de touradas: fatos e estatísticas
 
• 69 municipalidades na Catalunha se declararam contra as touradas, incluindo Barcelona
• De acordo com o jornal espanhol “La Vanguardia”, apenas 1/5 dos assentos para assistir às touradas foi ocupado na abertura da temporada (sendo que a periodicidade dos duelos já passou a ser quinzenal, em vez de semanal, devido à baixa procura)
• Pesquisas realizadas na Catalunha mostraram repetidamente uma falta de apoio dos catalães às touradas. Em março de 2007, uma pesquisa Gallup sobre a opinião da população a respeito das touradas revelou que 80,7% dos catalães não estavam nem um pouco interessados na atividade.

*Com informações de Vermelho

Comente

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação

Você Viu?

ir para o topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com