EnglishEspañolPortuguês

Morre coala símbolo da luta contra incêndios na Austrália

6 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Sam, o coala que conquistou corações ao redor do mundo quando foi divulgado um vídeo na Internet de seu resgate em meio a um incêndio florestal na Austrália há seis meses, morreu nesta quinta-feira após perder uma segunda batalha pela sobrevivência.

bombeiro dá água para coala samO coala gravemente ferido, que foi filmado bebendo uma garrafa de água de um bombeiro voluntário, tornou-se um símbolo de esperança aos sobreviventes do pior incêndio florestal ocorrido na Austrália, que matou cerca de 173 pessoas e destruiu mais de 2.000 moradias, deixando 7.500 pessoas sem casa.

Mas apenas alguns meses depois de seu resgate do incêndio no Estado de Vitória, Sam foi diagnosticado com um cisto relacionado à doença devastadora clamídia, que tem devastado a população de coalas na Austrália.

O coala, de 4 anos, passou por uma cirurgia nesta quinta-feira para remover os cistos, mas John Butler, da clínica veterinária de imagem do coala sam com seus curativos nas patasMorwell, descobriu que Sam tinha sérias alteração em sua urina e no aparelho reprodutor que não davam para ser operadas.

“Infelizmente Sam teve de ser sacrificado. É muito, muito triste”, disse à Reuters Peita Elkhorne, do escritório de advocacia TressCox, em nome do Abrigo de Animais Selvagens do Sul.

“Foi tão grave que não havia possibilidade de controlar sua dor”.

A doença clamídia afeta 50 por cento da população de coalas da Austrália, apesar de não ser de conhecimento geral sobre como os coalas são infectados pela bactéria.

Fonte: O Globo / Reportagem de Pauline Askin

Você viu?

Ir para o topo