EnglishEspañolPortuguês

Filhote de peixe-boi amazônico resgatado passa bem no CMA de Belém

25 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A equipe do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), resgatou filhote de peixe-boi amazônico de aproximadamente seis meses e o alojaram na base avançada do centro, em Belém, para readaptação e posterior reintrodução na natureza. No início deste mês (8/6), pescadores encontraram o animal enroscado em uma malhadeira (espécie de rede usada para pescaria) na localidade de Aritapera, próxima a Santarém, Pará.

Com 23 quilos e 110 centímetros de comprimento, o filhote de peixe-boi amazônico foi encaminhado para o Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós e, de lá, levado para a o CMA em Belém, onde permanecerá até o desmame, o que levará cerca de dois anos. Atualmente, a base avançada do CMA em Belém abriga cinco peixes-bois amazônicos, dos quais, a mais velha está com um ano e meio e a previsão é a de que no próximo ano ela seja devolvida à natureza.

De acordo com a coordenadora do Projeto Peixe-Boi Amazônico, Carla Marques, desde 2003 o CMA mantém atividades relacionadas à proteção dos peixes-bois no Pará. A princípio, era apenas um acordo de cooperação técnica com o Conselho Nacional de Seringueiros (CNS). Em 2007, foram lotados dois analistas do CMA em Santarém para implantação da Base Avançada do centro.

Há cerca de um ano e meio essa base foi transferida para Belém. Segundo ela, em 2007, dois animais da espécie foram reintroduzidos na natureza pela equipe do centro na localidade de Anumã. Carla Marques diz que a fêmea reintroduzida no meio ambiente está com um transmissor VHF e foi vista pela última vez em dezembro do ano passado. “Não sabemos se ela continua lá depois da cheia do rio Tapajós”, informa.

Fonte: ABN

Você viu?

Ir para o topo