EnglishEspañolPortuguês

328 aves de criadores amadoristas são apreendidas em SP

24 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma ação realizada hoje (23) pelo Ibama/SP contra o tráfico de animais silvestres no Vale do Paraíba autuou três criadores amadoristas em situação irregular: Marcelo Tamburgo Amaral, sua esposa e cúmplice, Simone Aparecida Alves Benitez Amaral, e Flávio Donizeti Mancilha. Foram apreendidas 328 aves, das quais 230 são ameaçadas de extinção. O auto de infração totalizou R$ 2,3 milhões de reais.
 
De posse de um mandado de busca e apreensão, os agentes do Ibama em parceria com a Polícia Federal e Ministério Público Estadual de Jacareí se deslocaram até o local onde se encontravam os criadores amadoristas, quando houve correria dos autuados na tentativa de soltarem as aves para não serem pegos no flagrante do crime ambiental.
 
Essa é uma ação de repressão ao tráfico de animais silvestres feita a partir de um trabalho de inteligência realizado pelo Ibama, que identificou criadores amadoristas de passeriformes utilizando o Sispass (Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes) para traficar animais em situação totalmente irregular. Eles utilizavam o sistema para transferir aves para criador comercial não autorizado pelo Ibama.
 
Os autuados foram encaminhados para a delegacia para prestar depoimento e responderão pelos crimes cometidos de acordo com a legislação vigente. O código penal caracteriza inúmeros outros crimes, como falsificação de selo público, tentativa de impedir a fiscalização, formação de quadrilha, entre outros, que podem servir de base para enquadrar infratores.

Você viu?

Ir para o topo