Parceria vai proteger espécie rara de cágado no Sudoeste Alentejano

           

imagem de cágado-de-carapaça-estriada O cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) não tem a mesma sorte do cágado comum e está classificado como espécie em perigo de extinção no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Para o proteger, a Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) e a Compal Fresh uniram esforços e vão proteger as lagoas temporárias no Sudoeste Alentejano onde vivem estes animais.

O projeto será realizado numa das três áreas mais importantes do país para a espécie – que se distingue pelas estrias amarelas na carapaça -, numa propriedade privada, explicou José Paulo Martins, da Quercus.

A primeira fase no terreno vai começar com a vedação de quatro lagoas temporárias, ocupando dois hectares, para “evitar o pisoteio do gado” e diminuir a pressão do pastoreio nas áreas contíguas. Este fim-de-semana a Quercus apela a voluntários para ajudarem a colocar vedações em duas das lagoas.

Apesar de não existirem datas definidas, o projeto vai acompanhar a evolução da espécie e as ameaças, acrescentou José Paulo Martins. Entre as mais importantes está a destruição dos habitats, a concorrência das espécies exóticas, a poluição e o pisoteio do gado. Como “pano de fundo” surgem as alterações climáticas que ameaçam fazer desaparecer estas charcas temporárias.

O ambientalista espera que o projeto seja um exemplo para “alargar a conservação das zonas úmidas a outros espaços do mesmo tipo”. “Este tipo de ecossistema (que albergam várias espécies específicas e raras de flora e invertebrados) ainda está muito pouco protegido”, lamentou.

Fonte: Público

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo