EnglishEspañolPortuguês

Espanhóis capturaram cerca de 2 milhões de tubarões em 2007

3 de junho de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 60 mil toneladas de tubarão foram capturadas na Espanha, em 2007. Se o peso médio de cada animal for de 30 quilos, significa que foram pescados por volta de 2 milhões de exemplares. Os dados foram fornecidos pelo Governo de Madrid e fazem parte de um relatório divulgado hoje pela Shark Alliance, uma organização ambientalista internacional. 

De acordo com a Shark Alliance, para levar a cabo tão gigantesca matança de tubarões, centenas de barcos espanhóis percorrem os mares de todo o mundo. O principal  objetivo deste negócio bastante lucrativo é a venda de barbatanas de tubarão para a confecção de pratos típicos da cozinha oriental, muito apreciados e com preços elevados.

A captura de tubarão destina-se também à extração do óleo de fígado e de outras vísceras para a indústria cosmética e farmacêutica.

Quanto ao resto do animal – cerca de 95% do peso – é jogado fora, visto que o preço da carne é 95% mais baixo do que as asas, não compensando o transporte nas longas travessias feitas pelas embarcações que se dedicam a este negócio.

A Espanha desempenha um importante papel na importação e exportação de produtos derivados do tubarão. Em 2005, só Taiwan ultrapassou os espanhóis na exportação de produtos derivados do tubarão.

De acordo com o jornal El Mundo, a frota espanhola é a quarta maior do mundo e a primeira da União Europeia (UE) neste tipo de pesca.

Apesar da UE e da Espanha proibirem a captura de tubarões para a extração da barbatana, há meios de se obter a autorização para esse fim. Assim, embarcações espanholas que obtiveram essa permissão informaram que capturaram 1.613 toneladas de barbatanas de tubarão 2007.

A Shark Alliance informou que “Espanha é o país que obteve o maior número destas autorizações (164 em 2006)” e alerta para o perigo de extinção dos tubarões devido a este tipo de captura.

A baixa taxa de reprodução, aliada à tardia maturidade sexual, está deixando os mares sem predadores. Assim, o equilíbrio ecológico dos oceanos está desmoronando-se, garante a Shark Alliance.

Fonte: SIC

Você viu?

Ir para o topo