EnglishEspañolPortuguês

Suçuarana é atropelada em rodovia do Paraná

29 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma onça-parda, a suçuarana, como é conhecida entre os especialistas, foi atropelada na manhã de ontem, na PR-480, entre os municípios de Loanda e Santa Mônica. Os policiais do 3º Pelotão da Polícia Ambiental (PA), em Umuarama, acreditam que um caminhão tenha matado o animal. Motoristas que passaram pelo local, após o acidente, acionaram os ambientalistas e estes retiraram a onça da pista.

A suçuarana foi trazida para Umuarama e, posteriormente, foi levada ao Hospital Veterinário da Universidade Paranaense (Unipar), onde será submetida a sessões de taxidermia – empalhamento.

“Estamos montando um acervo de animais para serem expostos. O trabalho ajuda na conscientização e na educação ambiental”, comentou o comandante da PA, em Umuarama, tenente Alcimar Crescêncio.

O policial acredita que a morte da onça tenha sido acidental, desta forma não há configuração de crime. Mesmo assim, ele orienta aos motoristas a diminuírem a velocidade e respeitar a sinalização quando trafegam por corredores biológicos como os existentes na região de Umuarama. “O local do acidente fica nas proximidades do Rio Ivaí, numa reserva natural onde há inúmeros exemplares da fauna brasileira”.

Para o oficial o atropelamento foi causado por um caminhão, pois, se fosse um veículo menor as conseqüências, para o motorista, poderiam ser trágicas. “O animal morto é um macho adulto. Tem cerca de 60 quilos e quase 1,70 metros, do focinho até a ponta da cauda”, destacou.

A suçuarana pode ser encontrada em todos os biomas brasileiros. O animal ainda pode ser visto em todos os países do continente americano. Em condições normais cada animal tem até 12 anos de expectativa de vida.

Você viu?

Ir para o topo