EnglishEspañolPortuguês

Combate ao comércio de animais e produtos ilegais mobiliza Caxias

29 de maio de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A partir do dia 1º de junho, segunda-feira, entra em operação o programa “Tolerância Zero”, da Prefeitura de Duque de Caxias, no RJ, que vai reprimir o comércio de animais silvestres, produtos piratas e mercadorias sem nota fiscal. A ação acontecerá em conjunto com as quatro delegacias da região, as Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Batalhão Florestal e Secretarias Municipais. Com a medida, Duque de Caxias passa a ser a primeira cidade a baixar uma norma contra esses crimes na região.

Ficou estabelecido, na reunião de quinta-feira, na Prefeitura, que uma grande operação será desencadeada para coibir esse tipo de crime. Os principais alvos serão as feiras livres e o comércio ilegal de mercadorias, conhecido como “roubauto”. A operação será permanente e espera também baixar os índices de violência na cidade.

O trabalho conjunto e a união das instituições foram a tônica do encontro promovido pelo prefeito José Camilo Zito (PSDB). Segundo ele, só com parcerias o problema será resolvido.

“A venda de animais silvestres é uma coisa vergonhosa e os CDs e DVDs crescem sem controle na cidade. Temos que atuar de forma dura para vencer essa guerra e por fim a essa prática”, disse Zito, destacando que a operação não é para prejudicar o camelô. “Aquele que trabalha sério, terá o seu espaço”, esclareceu o prefeito.

Para o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Duque de Caxias, Luís Antonio Corso, o serviço de inteligência precisa identificar os depósitos para fazer a apreensão das mercadorias.

“Com o mapeamento se resolve o problema, pois haverá um desabastecimento de produtos”, sugeriu Corso.

Zaqueu Teixeira, secretário de Integração, Segurança e Defesa Civil, instituiu o Gabinete de Gestão Integrada e o Observatório da Violência na cidade. Este último identifica os focos de violência, através de dados estatísticos, e implementa ações para reverter o quadro. Um dos itens da apresentação do secretário foi o programa “Tolerância Zero”, que, segundo ele, vai contribuir para baixar os índices de criminalidade na cidade.

Fonte: SRZD

Você viu?

Ir para o topo