Saíra-de-sete-cores é eleita ave símbolo de Indaial

           

A consulta popular para a escolha da ave símbolo de Indaial, em SC, realizada pela Uniasselvi, através do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave), ultrapassou todas as expectativas. Entre o período de 4 e 20 de maio, a população indaialense pôde escolher a ave símbolo através da internet (no site do Coave) e nas 25 urnas distribuídas em escolas do município e outros pontos de grande circulação.

Quatro aves estavam na disputa: gavião-carijó, saíra-de-sete-cores, tucano-de-bico-verde e pica-pau-benedito. O número total de votos válidos foi de 14.296. O próximo passo, agora, será dado na Câmara de Vereadores de Indaial, através da apresentação e aprovação de um projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Luz dos Santos (Batata), indicando a saíra-de-sete-cores (Tangara seledon) como a ave símbolo de Indaial. A escolha faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que será realizada entre os dias 1° e 7 de junho na cidade e terá como uma das atrações a assinatura do prefeito sancionando a lei.

De acordo com o presidente do Coave, Maicon Mohr, o resultado não poderia ter sido melhor. “Tínhamos uma expectativa de chegar aos cinco mil votos. Estamos felizes com a aceitação da população”. O presidente acredita que a repercussão da escolha em outras localidades também contribuiu para o resultado e demonstrou a preocupação das pessoas em relação à preservação ambiental. “Com a grande divulgação da imprensa, inclusive a nacional, através do site G1, da Rede Globo, muitas pessoas participaram da escolha pela internet”. Mas o grande volume de votos se deu nas 25 urnas espalhadas por Indaial. Dos 14.447 votos totais, apenas 5.657 foram pela internet. Palestras foram realizadas nas escolas para conscientizar os jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente e difundir a prática da observação de aves.

O vereador Anderson Luz dos Santos entrou com o projeto de lei nesta sexta-feira, dia 22, na Câmara de Vereadores de Indaial. “Batata”, como é conhecido, explica que pedirá à mesa diretora a dispensa dos pareceres das comissões para que a matéria tramite diretamente para a discussão e votação única no plenário. O vereador salienta a importância do parlamento jovem na escolha. “Os vereadores mirins levaram o tema às escolas, contribuindo com a importância da escolha da ave símbolo como forma de preservar o meio ambiente”.

De acordo com o IBGE, a população de Indaial, em 2008, era de 49.959 habitantes. A escolha para a ave símbolo mobilizou, não levando em conta os votos de outras cidades através da internet, 28,91% dos indaialenses. O resultado registra um acréscimo de 288,94% em comparação à expectativa inicial, quando a meta era chegar a cinco mil votos totais. A ideia da escolha da ave símbolo parece ganhar força em outras cidades. Timbó, Brusque e Rodeio, por exemplo, deverão ser as próximas cidades a escolher as suas representantes.

Resultado final
– Saíra-de-sete-cores: 4.798 votos
– Pica-pau-benedito: 3.942 votos
– Gavião-carijó: 2.989 votos
– Tucano-de-bico-verde: 2.567 votos
– Votos em branco: 38
– Votos nulos: 113
– Total: 14.447

Fonte: Folha Blu

Comente

Comunicar erro

Obrigado por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta.

Faça uma doação
               

Veja Também

ir para o topo