EnglishEspañolPortuguês

Animais têm senso de moral, como os humanos

27 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Cientistas que estudam o comportamento animal acreditam ter evidências de que espécies de mamíferos, entre ratos e primatas, têm moral de conduta, assim como os humanos. O Professor Marc Bekoff, um ecologista da Universidade do Colorado acredita que a moral está ligada ao cérebro dos mamíferos e provê uma ligação social que permite que animais agressivos e competitivos vivam juntos em grupo.

Animals can tell right from wrong

O professor tem evidências de que, ao redor do mundo, diferentes espécies têm um senso inato de justiça, empatia e ajudam outros animais. Isso dá munição para grupos que buscam que os animais sejam tratados mais humanamente. Mas alguns “experts” são céticos com relação a quais animais podem ter experiências emocionais complexas e responsabilidade social.

Códigos morais são específicos para cada espécie, então é difícil estabelecer uma comparação com os humanos. O professor Bekoff acredita que a moral nos animais ajuda a regular o comportamento social em grupos. Ele diz que as regras ajudam a controlar as brigas e o comportamento cooperativo. Mesmo animais que estão longe de nós na escala evolutiva, como baleias e gofinhos, têm as mesmas estruturas cerebrais responsáveis pela empatia nos humanos. Outras descobertas mostraram que alguns animais podem ser capazes de mostar empatia com outras espécies.

O professor Frans Waal, um behaviorista em primatas da Universidade Emory em Atlanta, Georgia disse não acreditar que os animais tenham o mesmo senso de moral que os humanos. A moralidade humana não está toda nos genes, ela cresceu na nossa psicologia primitiva.

Fonte: HypeScience / Foto: Telegraph

Você viu?

Ir para o topo