EnglishEspañolPortuguês

Ibama apreende mais de 30 pássaros em Guarapari, no ES

25 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Fiscais do Ibama e agentes da Polícia Militar Ambiental apreenderam 39 pássaros da fauna silvestre brasileira, no município de Guarapari, no Espírito Santo. Segundo o Coordenador da Operação Impacto Profundo II, José Ronaldo Pinheiro, além da apreensão de pássaros.

Atendendo às denúncias do Sistema Linha Verde, os fiscais do Ibama apreenderam espécimes da fauna silvestre em duas residências localizadas em bairros diferentes em Guarapari.

Na primeira casa, foram apreendidos 11 pássaros canoros de espécies diferentes. A multa para o responsável pela criação foi de R$ 5,5 mil. Nenhum dos pássaros possuía registro junto ao Ibama. Na segunda residência autuada, foram encontrados 28 pássaros. A multa foi de R$ 14 mil.

Para os fiscais, nove pássaros da espécie Trinca-Ferro apreendidos possuem anilhas adulteradas e os demais nem tinham identificação. Todos os animais encontrados no criadouro foram encaminhados para o Projeto Cereias, onde serão recuperados e reintroduzidos a natureza. Manter espécimes da fauna silvestre brasileira em cativeiro é crime ambiental.

Para fazer denúncias ao Ibama, o telefone da Linha Verde é o 0800 61 8080, que pode ser acionado em todo o Brasil.

O coordenador da Operação Impacto Profundo II, informou que um criador de pássaros silvestres foi preso neste final de semana. “Quando a fiscalização chegou no criadouro, o dono começou a abrir as gaiolas e libertar os pássaros. Os Policiais deram voz de prisão ao cidadão e o levaram para a delegacia, onde teve que prestar depoimento e pagar fiança para ser liberado”, afirma o fiscal.

A cada dez animais silvestres retirados indevidamente na natureza, nove morrem. Todos os autuados nesta Operação possuem 20 dias para apresentarem suas respectivas defesas ao Ibama.

Fonte: Gazeta Online

Você viu?

Ir para o topo