EnglishEspañolPortuguês

Últimos pinguins que apareceram sujos de óleo são soltos na costa de Santa Catarina

14 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

FLORIANÓPOLIS – A Polícia Militar Ambiental soltou, na manhã desta quinta-feira, os últimos pinguins que apareceram sujos de óleo no ano passado em praias de Santa Catarina. Os 10 pinguins que foram soltos próximo à Ilha do Xavier, na costa leste da Ilha de Santa Catarina, estavam há cerca de nove meses em tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Polícia Ambiental, no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis.
Os pinguins foram soltos em uma região por onde passa uma corrente marítima que segue para o sul. Mais de 200 deles já haviam sido devolvidos ao mar no ano passado. Outros 10 pinguins que ainda estavam em tratamento serão encaminhados ao zoológico de Gramado (RS). Segundo o sargento Marcelo Duarte, o zoológico tem um projeto de educação ambiental e o Ibama autorizou a Polícia Ambiental a liberar os pinguins para a instituição.
Esta foi a primeira vez que a Polícia Ambiental manteve pinguins em seu centro de triagem durante o verão. Marcelo explicou que os animais chegam ao Brasil no inverno, trazidos por correntes de águas frias, e retornam para a Antártica a partir de setembro, com as correntes quentes. Este ano, eles devem começar a aparecer nas praias no mês de junho. O sargento também agradeceu aos voluntários e às organizações que ajudaram no tratamento dos animais.
Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo