EnglishEspañolPortuguês

ÁFRICA

Campo de extração de petróleo ameaça sobrevivência de elefantes

29 de julho de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Kavram / Shutterstock

Um projeto de extração de petróleo empreendido pela ReconAfrica, uma empresa petrolífera canadense, pode ameaçar a vida de 100.000 elefantes na África. O caso ganhou repercussão nacional após uma reportagem feita pela National Geographic que aponta os impactos da exploração ambiental. Atualmente, a ReconAfrica está tentando garantir as licenças para um campo de petróleo de 13.200 milhas quadradas na Namíbia e Botswana.

Moradores, ativistas e organizações em defesa dos direitos animais e da natureza estão se unindo para tentar impedir a extração petrolífera. A perfuração de petróleo requer uma grande quantidade de água – um recurso precioso na região. Além disso, o desenvolvimento de óleo muitas vezes pode levar a derramamentos e vazamentos, que também podem contaminar as fontes de água locais das quais as pessoas e animais da região dependem.

A exploração petrolífera da ReconAfrica é inaceitável, uma vez que a região que eles querem perfurar inclui o Delta do Okavango , que “é um local do Patrimônio Mundial protegido pela UNESCO” que “sustenta mais de um milhão de pessoas e abundante vida selvagem”, incluindo “a maior população remanescente do mundo de elefantes da savana ameaçados de extinção. ”

Existem apenas cerca de 450.000 elefantes livres na natureza e 130.000 deles residem na região. Este projeto de petróleo, e todas as construções, vibrações, ruídos altos e perturbações que vêm com ele, vão empurrar os elefantes para longe desta região. Como resultado, eles se tornarão vulneráveis ​​a caçadores, conflitos humanos, falta de abrigo e fome.

Uma petição foi criada para impedir o licenciamento da região. Para assinar, clique aqui.

    Você viu?

    Ir para o topo