EnglishEspañolPortuguês

TAILÂNDIA

Barragens ameaçam habitat de tigres e corredores ecológicos

21 de junho de 2021
Carolyn Cowan (Mongabay) | Traduzido por Pedro Guolo Ferraz
9 min. de leitura
A-
A+

Um plano para construir sete represas no Complexo Florestal Dong Phayayen-Khao Yai (DPKY) da Tailândia pode causar a perda generalizada de habitat e cortar importantes corredores de vida selvagem, alertam os ativistas.

O Complexo Florestal DPKY é o lar de uma das duas populações em reprodução remanescentes de tigres da Indochina.

As autoridades tailandesas encontraram oposição em relação às propostas no passado, mas afirmam que as barragens ajudarão a resolver problemas de enchentes e secas nas regiões próximas.

Conservacionistas alertam que os planos podem colocar em risco o status de Patrimônio Mundial do complexo florestal, que deve ser revisado em julho deste ano.

Foto: Ilustração | Pixabay

Um plano para construir sete represas em um dos últimos sistemas florestais intactos do sudeste da Ásia pode causar a perda generalizada de habitat e destruir importantes corredores de vida selvagem, alertam ativistas.

O Complexo Florestal Dong Phayayen-Khao Yai (DPKY) é uma região vasta e biodiversa que abrange seis províncias no leste da Tailândia. Foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005 por sua biodiversidade excepcional, mas talvez seja mais conhecido como o lar de uma das duas populações remanescentes de tigres da Indochina na Tailândia (Panthera tigris corbetti).

A Fundação Seub Nakhasathien, uma ONG com sede em Bangkok, diz que as barragens propostas prejudicarão a integridade do ecossistema da floresta DPKY, colocando em risco sua rica fauna silvestre. “Se cada reservatório for construído, definitivamente haverá impactos severos sobre os ecossistemas, especialmente para a vida selvagem”, disse Ornyupa Sangkamarn, chefe de assuntos acadêmicos da fundação, ao Mongabay. “Uma grande rede de ecossistemas florestais naturais será cortada e espalhada em habitats menores. As rotas da vida selvagem serão alteradas ou cortadas, e muitas espécies de plantas serão inundadas. ”

As propostas vêm do Departamento Real de Irrigação da Tailândia, que afirma que as represas resolverão os problemas de enchentes e secas em regiões próximas, disse Ornyupa. A água das represas também está planejada para servir áreas industriais ligadas ao Corredor Econômico Oriental, um projeto estruturado para impulsionar o investimento nas províncias do litoral leste da Tailândia de Chachoengsao, Chonburi e Rayong.

Projetos planejados de barragens de irrigação no Complexo Florestal DPKY foram contestados no passado. Em 2017, o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO relatou preocupações de que tais propostas fossem prejudiciais ao valor do patrimônio natural da floresta e solicitou explicitamente o cancelamento permanente de duas barragens planejadas na época. Em resposta, as autoridades tailandesas disseram que os projetos não iriam prosseguir.

Mas, de acordo com Ornyupa, os planos foram simplesmente arquivados. Os Processos de Avaliação de Impacto Ambiental (PAIA) estão em andamento e vários planos ativos estão sendo considerados, incluindo Khlong Maduea no Parque Nacional Khao Yai, e Huay Satone no Parque Nacional Ta Phraya.

O Departamento Real de Irrigação não respondeu às várias tentativas da Mongabay de buscar comentários.

Uma fina linha verde

O Complexo Florestal DPKY forma uma faixa verde de 230 quilômetros, erguendo-se em vales florestais íngremes acima das planícies desenvolvidas da Tailândia, ao nordeste de Bangkok. Ele se estende pelo Parque Nacional Ta Phraya, na fronteira com o Camboja, no leste, até o Parque Nacional Khao Yai, no oeste, e abrange o Parque Nacional Thap Lan, o Parque Nacional Pang Sida e o Santuário de Vida Selvagem Dong Yai.

Como um dos últimos trechos de floresta contíguos do sudeste da Ásia continental, o Complexo Florestal DPKY é considerado uma das melhores esperanças da região para a recuperação da vida selvagem. Os tigres da Indochina – extintos nos vizinhos Camboja, Laos e Vietnã pela perda de habitat, caça furtiva e caça de espécies de presas – ainda se reproduzem no complexo florestal, embora a população continue pequena. Pesquisas fotográficas em 2016 revelaram uma densidade de 0,63 tigres por 100 quilômetros quadrados. Em 2020, pesquisas na Paisagem de Conservação de Tigres de Thap Lan-Pang Sida estimaram a população em cerca de 20 tigres.

Outras espécies que sofrem declínios populacionais em outras regiões continuam a sobreviver no Complexo Florestal DPKY, em parte devido à proteção do Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas (DNP) da Tailândia, que investe pesadamente em patrulhas para conter a caça furtiva e o comércio ilegal de animais selvagens. Elefantes asiáticos, leopardos indochineses, gauros, bantengues, calaus, gibões de mãos brancas e crocodilos siameses – criticamente ameaçados de extinção – ainda chamam o complexo da floresta de lar.

Informações da Fundação Seub Nakhasathien sugerem que, se aprovadas, três das barragens cobrirão uma área de aproximadamente 2.420 hectares – aproximadamente o equivalente a quase 3.000 campos de futebol. O maior projeto de barragem é Sai-noi Sai Yai, dentro do Parque Nacional Thap Lan, com uma capacidade de reservatório de 334 milhões de metros cúbicos.

Pesquisas ambientais para apoiar o relatório PAIA sobre o projeto da barragem Khlong Maduea, que está programado para cobrir 300 hectares na parte oeste do Parque Nacional Khao Yai, registraram 220 espécies, compreendendo 38 mamíferos, 116 aves, 43 répteis e 23 anfíbios .

Os impactos das barragens se espalharão para além do espaço do reservatório, perturbando o habitat da vida selvagem e corredores cruciais. “A construção da barragem requer acesso rodoviário e solo para construir os alojamentos dos trabalhadores [o que envolverá] a escavação de áreas de floresta”, disse Ornyupa. “Mesmo depois de concluída a construção, a barragem pode se tornar uma atração turística.”

Áreas subaquáticas

As propostas de desenvolvimento aparentemente contradizem a meta ambiciosa da Tailândia de aumentar sua cobertura florestal de cerca de 33% para 40% da área total, sem mencionar o Plano de Ação do Tigre nacional da Tailândia, para aumentar a população de tigres em 50% até 2022.

“O Departamento Real de Irrigação diz que precisa expandir o suprimento de água disponível para irrigação em terras agrícolas muito necessárias”, disse Pianporn Deetes, diretor de campanhas da ONG International Rivers na Tailândia e Mianmar. “Mas as propostas em Dong Phayayen-Khao Yai, ao lado de muitas propostas em outras partes da Tailândia, são, na realidade, amplamente impulsionadas pela indústria de construção e outros benefícios não públicos.”

Recentemente, a Tailândia enfrentou algumas das piores secas em décadas. Mas os especialistas dizem que as barragens não oferecem uma solução rápida. “O que precisamos fazer é conversar sobre como gerenciar com eficácia a água que temos, como ser responsáveis​​com ela e como usá-la com sabedoria”, disse Pianporn. “Onde há falta de água, devemos encontrar a causa e resolvê-la em nível local para que todos possam participar, e não de cima, por meio de projetos de construção ambientalmente destrutivos em grande escala.”

A alta pluviosidade anual torna o Complexo Florestal DPKY uma importante bacia hidrográfica que alimenta cinco dos principais rios da Tailândia, incluindo o Rio Mun, que deságua no Mekong. As barragens propostas dentro do complexo estão localizadas principalmente em vales íngremes, onde coletarão água de afluentes.

“O Departamento Real de Irrigação afirma que ninguém usa esses afluentes, que a água flui inutilmente para o mar… Mas a água é crucial para sustentar os ecossistemas, para os peixes migratórios, para a vida selvagem aquática, e para os pântanos inundados”, disse Pianporn.

Um representante da Freeland, uma ONG de combate ao tráfico que trabalha ao lado do DNP, disse que a barragem Huay Satone proposta dentro do Parque Nacional Ta Phraya, que faz fronteira com o Camboja, é uma preocupação particular. O parque nacional oferece uma rota estreita e arborizada pela qual elefantes e outros animais selvagens podem passar para chegar ao habitat remanescente em outros países. “Ta Phraya se recuperou bem dos distúrbios do passado associados aos campos de refugiados”, disse o representante, que pediu para permanecer anônimo devido à sensibilidade política da questão. “Agora parece uma pena colocar os últimos 20 anos de trabalho em risco, colocando áreas abaixo de metros de água.”

O PAIA para a barragem Huay Satone confirmou que o projeto inundará a floresta de dipterocarpos decíduos e de clareiras com gramíneas, que são importantes habitats de forrageamento para os bantengues, uma espécie de gado selvagem ameaçada de extinção e importante presa dos tigres. “Alguns animais selvagens podem ser resgatados, enquanto outros… podem não conseguir escapar sozinhos a tempo”, disse um representante do DNP, que também pediu para permanecer anônimo. “O DNP trabalhou arduamente para explicar esses impactos ao Departamento Real de Irrigação e às partes interessadas.”

O DNP está preocupado com o fato de que a avaliação dos impactos de cada um dos sete planos isoladamente não dará uma imagem clara dos impactos gerais do projeto. Sendo assim, recomendou que a autoridade de irrigação realize uma Avaliação Ambiental Estratégica para examinar os impactos combinados antes de qualquer decisão ou compromisso ser feito.

Patrimônio mundial em risco

Ativistas da Fundação Seub Nakhasathien dizem que as propostas de desenvolvimento podem colocar em risco o status de Patrimônio Mundial do Complexo Florestal DPKY, que deve ser analisado pelo Comitê do Patrimônio Mundial em julho deste ano.

A avaliação levará em conta os planos renovados para as sete barragens, juntamente com ameaças de caça ilegal de pau-rosa e invasão de melhorias nas estradas.

No passado, o Comitê do Patrimônio Mundial solicitou ao governo tailandês o cancelamento permanente dos planos para qualquer construção de barragens com reservatórios dentro dos limites do Patrimônio Mundial. O fato de que várias das barragens planejadas posicionadas dentro do Sítio do Patrimônio Mundial agora estão sendo ativamente consideradas por meio de processos de PAIA provavelmente levantará preocupações significativas.

O Programa do Patrimônio Mundial da IUCN fornece assessoria técnica ao Comitê do Patrimônio Mundial para informar suas decisões. “A IUCN não recebeu informações detalhadas para todas as sete barragens propostas, mas considera que qualquer proposta para construir barragens com reservatórios dentro do sítio do Patrimônio Mundial será contrária ao pedido do Comitê [para cancelar os planos anteriores] e representará potenciais impactos negativos sobre o Valor universal excepcional do DPKY-FC ”, disse um porta-voz do Programa do Patrimônio Mundial da IUCN ao Mongabay.

Em um momento em que as mudanças climáticas estão afetando os recursos hídricos em todo o Sudeste Asiático, a Tailândia está procurando soluções para diminuir o abastecimento de água e a demanda implacável em todos os setores. Mas os conservacionistas dizem que destruir ecossistemas insubstituíveis no processo acabará por levar a problemas muito mais graves. “Sempre acreditamos que sem florestas não há água”, disse Ornyupa.

    Você viu?

    Ir para o topo