EnglishEspañolPortuguês

RENASCIMENTO

Águias-marinhas são avistadas pela primeira vez em mais de um século

21 de junho de 2021
Júlia de Faria e Castro | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Lorne Gill/NatureScot/PA

As águias marinhas apareceram no Loch Lomond pela primeira vez em mais de um século.

Um par de águias-de-cauda-branca, comumente conhecidas como águias-do-mar, foram avistadas pela primeira vez na reserva natural nacional de Loch Lomond no início de março deste ano.

Desde então, eles foram observados na “prospecção de ninhos” – em busca de locais adequados para os ninhos – sugerindo que pretendem ficar.

Organismos da natureza estão trabalhando juntos para proteger as aves nativas e minimizar a perturbação, e uma zona de exclusão foi instalada ao redor da área onde eles foram vistos.

Acredita-se que esta seja a primeira vez que as águias marinhas se fixaram em Loch Lomond desde sua extinção no Reino Unido no início do século 20 devido à perseguição e mudanças de habitat, com o último avistamento conhecido no Reino Unido antes de sua reintrodução relatado em Shetland em 1918.

O gerente de operações da NatureScot, Paul Roberts, disse: “Este é o último capítulo na história de sucesso contínuo da conservação das águias marinhas.

“Junto com nossos parceiros, gerenciamos cuidadosamente a reserva para oferecer habitats ricos e diversos para sustentar uma grande variedade de pássaros e outros animais selvagens, por isso é muito gratificante ver as águias marinhas retornarem ao Loch Lomond depois de todos esses anos.

“Estamos trabalhando em estreita colaboração com Loch Lomond e Trossachs National Park Authority (LLTNPA) e RSPB Scotland para proteger as aves e pedimos aos visitantes que aproveitem a reserva com responsabilidade e garantam que não os incomodem.”

As águias-marinhas são as maiores aves de rapina do Reino Unido, com uma envergadura de 200-240 cm.

NatureScot, LLTNPA e RSPB Scotland estão trabalhando juntos para monitorar o comportamento das aves e implementar medidas de proteção e gerenciamento de visitantes para garantir que não sejam incomodadas por outros usuários do lago.

Isso inclui uma zona de exclusão, placas pedindo aos visitantes que mantenham distância e monitoramento da área durante as patrulhas regulares de guardas florestais.

A polícia da Escócia também está ciente da presença das águias marinhas.

Simon Jones, diretor de meio ambiente e serviços ao visitante da LLTNPA, disse: “As águias-de-cauda-branca são as maiores aves de rapina do Reino Unido e tê-las aqui no Parque Nacional é algo que nos deixa entusiasmados.

“Todos nós temos a responsabilidade de ajudar a manter essas aves especiais seguras e tentar minimizar sua perturbação.

“Estamos nos envolvendo com uma série de partes interessadas que podem ser afetadas pela chegada das aves à área, incluindo usuários do lago, visitantes e fazendeiros locais.

“Proteger o ambiente natural e a vida selvagem aqui no Parque Nacional é uma prioridade para as autoridades do parque e temos muita experiência nisso, incluindo nosso trabalho para proteger águias marinhas nidificantes e pequenas tarambolas, para as quais colocamos proteções semelhantes em Lugar, colocar.”

As águias-marinhas foram reintroduzidas na Escócia na década de 1970 e novamente na década de 1990 e no início de 2000, e agora estima-se que haja mais de 150 casais reprodutores. Suas presas naturais incluem aves marinhas, peixes, lebre e gansos e também são necrófagos conhecidos.

A NatureScot disse que não houve relatos de problemas de predação de gado relacionados às águias marinhas em Loch Lomond, mas em alguns locais as águias marinhas podem ter um impacto na agricultura e na criação de cordeiros.

    Você viu?

    Ir para o topo